Viagem: Luthier no Japão - Curso para fabricar e consertar seu próprio violão no em Nagoya - Leandro Silvério

Viagem: Luthier no Japão - Curso para fabricar e consertar seu próprio violão no em Nagoya


Luthier é o homem indivíduo que constrói instrumentos musicais de forma artesanal, não necessariamente apenas violões. O termo vem da palavra francesa “luth” (alaúde, em árabe - um instrumento de cordas de origem árabe). No Japão, existem vários profissionais responsáveis pela manutenção e construção de instrumentos, então se você adquirir um violão regional por exemplo, vale a pena investir em ajustes com um luthier.

A Takamine em conjunto com a Yamaha são as marcas Japonesa de violões com modelos mais conhecidos no mundo. Sonho de muitos violonistas, utilizada por profissionais mundialmente famosos como Jon Bom Jovi e outros. E claro, o som fica ainda melhor se ajustado por um profissional na arte de fabricação de instrumentos.

Em Nisshin, na província de Aichi conheci a Mother Land (em japonês: ギター製作学校). Lá, fomos atendidos pelo Hayashi-san que nos explicou como são fabricados os instrumentos de marca própria. Nesse dia, dois instrumentos foram ajustados pelo Luthier: um violão Taylor e uma guitarra Ibanez. A seguir, fotos do Hayashi-san trabalhando no ajuste dos instrumentos.





O fato é que não existem muitas escolas profissionais no Japão para fazer violões, guitarras elétricas, violões clássicos ou consertar guitarras - e é aí que entra a Mother Land. A Mother Land foi criada com o objetivo de aprender a "arte em um curto período de tempo" para você fabricar e consertar um instrumento.

Uma outra opção para conserto de violões, baixos e guitarras localizada em região mais metropolitana de Nagoya é a GRACIAS, que tem sua sede na saída do metrô de Osu Kannon. Clique aqui para saber um pouco mais sobre a loja e todos os detalhes da visita que fiz para conhecer os serviços oferecidos no loca.

Sobre a GRACIAS (em japonês: グラシャス): A GRACIAS foi lançada com base na crença de que “os instrumentos musicais são ferramentas para tocar música e devem ser fáceis de usar.” Como os próprios funcionários são músicos, os consertos e ajustes tem como base o ponto de vista do intérprete e assim, a loja vende instrumentos musicais que podem ser usados ​​imediatamente pelos clientes. O lema da empresa é "no te vayas de la Clave," escrito em Espanhol como forma de homenagem aos fundadores da loja.

Sobre a Mother Land: a Mother Land é uma loja do Japão especializada em consertar e consertar guitarras e violões. Aqueles que querem aprender como fabricar sua guitarra e violão, também poderão adurir esse serviço nos cursos oferecidos pela loja, são cursos presenciais onde ao final você sairá com o instrumento fabricado por você. Se você quer aprender a técnica de conserto de violões, provavelmente deseja saber não apenas a técnica de trabalho prática que uma oficina realmente faz, mas também como usar o que aprendeu como “trabalho” em seu dia a dia. Na Mother Land você pode aprenderá tudo isso e muito mais, além de ser uma loja para você levar seu instrumento para ajustes e consertos.




Endereço: Higashidamen-36-1 Asadacho, Nisshin, Aichi 470-0124.

Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

2 comentários:

  1. Mulheres também constroem instrumentos, "amigo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Texto alterado de "homem que constrói instrumentos," para "indivíduo que constrói instrumentos."

      Excluir

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.