Viagem: A estátua de Ozires Silva no H8 - Homenagem para Ozires Silva no ITA em São José dos Campos - Leandro Silvério

Viagem: A estátua de Ozires Silva no H8 - Homenagem para Ozires Silva no ITA em São José dos Campos


Ozires Silva é certamente um dos maiores nomes da Engenharia do Brasil. Foi Coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Ozires em suas inúmeras falas, trás sempre para reflexão a capacidade da engenharia brasileira de ser inovadora e competente - segundo ele, não pode haver descanso face a busca pela realização de seus objetivos. Enquanto você descansa, algum japonês do outro lado do mundo está estudando e inventando algo disruptivo para revolucionar o mundo e a sociedade. A busca por conhecimento deve ser algo constante e latente em cada ser.

Por sua grande competência e legado de sucesso, nada mais justo do que uma homenagem ao fundador da industria aeronáutica no Brasil. Por ele, muitas famílias edificaram toda uma vida - uma paixão por aviões que em fogo latente, teve um dia a centelha da chama na mente do gênio Ozires. Em reconhecimento a seus feitos, O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos (SP), realizou uma cerimônia militar no dia 29 de Outubro de 2018 em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica - celebrado em 28 de outubro para inaugurar a estátua do Ozires Silva localizada dentro do DCTA, em frente ao H8 que é o local emblemático onde os estudantes do ITA fazem morada durante seus anos de estudos na instituição conforme ilustrado a seguir.



A cerimônia foi Presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica (COMGAP), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo João Cury, a solenidade contou também com a presença do engenheiro mais antigo da Força Aérea Brasileira (FAB), o Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). E estátua trás em seus dizeres a seguinte frase:


"O Brasil é grande demais para sonharmos pequeno" - Ozires Silva.

E isso representa não somente ao ITA, mas sim o que é latente em cada brasileiro.  Nossa resiliência, fé e poder transformador que outrora foi conquistado por atributos físicos hoje se faz presente em capital intelectual intangível, com potencial de mudar sua realidade individual e com isso, fazer melhor o mundo que nos circunda.

















O fato é que Ozires Silva transformou vidas, e me incluo nessa lista. Não há quem, no meio da aeronáutica, não reconheça seu nome e feitos ao longo da história.  Por conta disso, registro aqui: muito obrigado Ozires, sou grato por tudo o que fizeste em nome de um sonho, de um legado e do Brasil - tens meu reconhecimento e admiração.

Sobre o ITA: o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado na cidade de São José dos Campos, São Paulo. O ITA possui cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas à engenharia, principalmente no setor aeroespacial. É considerado uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. O ITA oferece aos seus alunos alimentação gratuita e moradia de baixo custo, dentro do próprio DCTA.


Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - Vila das Acacias, São José dos Campos - SP, 12228-900, Brasil.

Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO E DESEFANET


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.