Viagem: Luthier no Japão - Loja especializada em contrabaixo e conserto de instrumentos de corda em Nagoya - Leandro Silvério

Viagem: Luthier no Japão - Loja especializada em contrabaixo e conserto de instrumentos de corda em Nagoya

O primeiro contrabaixo foi fabricado na década de 1930 pelo inventor e músico Paul Tutmarc,  na época morando na cidade de Seattle. Leo Fender então desenvolveu o baixo de precisão na sequência (Precision Bass), que até hoje é comercializado e muito apreciado entre os músicos - sua estreia foi no ano de 1951. Pequenas modificações foram feitas em meados dos anos 50 no instrumento e até hoje é um dos mais populares em diversos gêneros musicais.

Assim como qualquer outro instrumento, o contrabaixo também precisa de manutenção e ajuste e nada melhor do que nessas horas contar com ajuda de um especialista. No Japão não é diferente, e existem muitos Luthiers pelo país. Luthier é o homem que constrói instrumentos musicais de forma artesanal, não necessariamente apenas violões. O termo vem da palavra francesa “luth” (alaúde, em árabe - um instrumento de cordas de origem árabe).

Em Nagoya encontrei a loja especializada em venda e conserto de baixo e guitarra GRACIAS (em japonês: グラシャス), localizada em Osu Kannon - um grande conglomerado de comércio popular localizado na região central da cidade cujo lema é: "no te vayas de la Clave," escrito em Espanhol como forma de homenagem aos fundadores da loja.

Na loja, fui atendido pelo Luthier Kazuki Miwa que prontamente consertou e ajustou meu instrumento em menos de 1h de serviço, a preço justo e com qualidade. A seguir, fotos do Miwa-san durante execução dos trabalhos de ajuste no instrumento.


Um outro local para conserto de instrumentos no Japão visitado (e recomendado) por este site é a Mother Land, loja especializada não apenas no conserto porém também na fabricação artesanal de violões, guitarras elétricas e violões clássicos. Mother Land foi criada com o objetivo de aprender a "arte em um curto período de tempo" para você fabricar e consertar um instrumento - clique aqui para saber um pouco mais sobre a loja e todos os detalhes da visita que fiz para conhecer os serviços oferecidos no local.

Sobre a GRACIAS (em japonês: グラシャス): A GRACIAS foi lançada com base na crença de que “os instrumentos musicais são ferramentas para tocar música e devem ser fáceis de usar.” Como os próprios funcionários são músicos, os consertos e ajustes tem como base o ponto de vista do intérprete e assim, a loja vende instrumentos musicais que podem ser usados ​​imediatamente pelos clientes. O lema da empresa é "no te vayas de la Clave," escrito em Espanhol como forma de homenagem aos fundadores da loja.

Sobre a Mother Land: Mother Land é uma loja do Japão especializada em consertar e consertar guitarras e violões. Aqueles que querem aprender como fabricar sua guitarra e violão, também poderão adurir esse serviço nos cursos oferecidos pela loja, são cursos presenciais onde ao final você sairá com o instrumento fabricado por você. Se você quer aprender a técnica de conserto de violões, provavelmente deseja saber não apenas a técnica de trabalho prática que uma oficina realmente faz, mas também como usar o que aprendeu como “trabalho” em seu dia a dia. Na Mother Land você pode aprenderá tudo isso e muito mais, além de ser uma loja para você levar seu instrumento para ajustes e consertos.


Endereço: 2 Chome-10-33 Osu, Naka Ward, Nagoya, Aichi 460-0011, a 1 minuto da estação de metrô de Osu Kannon.

Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

3 comentários:

  1. Preciso de um luthier para o meu bass Ibanez

    ResponderExcluir
  2. Preciso deu um luthier so músico urgente

    ResponderExcluir
  3. Moro em Higashiomi vc tem celular de contato si poder passar eu agradeço onegai 🙏

    ResponderExcluir

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.