Viagem: Forró Bristol - Um mergulho na cultura brasileira diretamente da Inglaterra - Leandro Silvério

Viagem: Forró Bristol - Um mergulho na cultura brasileira diretamente da Inglaterra

 

Você sabia que a tradição do forró, um dos gêneros mais populares da música brasileira, está atravessando fronteiras e encantando o sul da Inglaterra? É isso mesmo! O Forró Bristol tem sido uma poderosa iniciativa cultural que leva os ritmos contagiante do Nordeste do Brasil para terras britânicas, proporcionando uma experiência única aos amantes da música e da dança.

O pão de queijo é um clássico da culinária mineira que se espalhou por todo o país e se tornou presença garantida nas festas juninas. Feito com polvilho azedo, queijo e outros ingredientes saborosos, ele é assado no forno até ficar dourado por fora e macio por dentro. O sabor irresistível desse quitute conquista paladares de todas as idades, e sua textura única faz com que seja uma escolha perfeita para acompanhar um bom café ou um quentão.


Mas vamos falar da bananinha de Paraibuna, uma verdadeira joia gastronômica. Paraibuna é uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo, conhecida pela produção artesanal de deliciosas bananinhas. Essas pequenas iguarias são feitas com bananas maduras, que são cozidas com açúcar e especiarias, como cravo e canela. O resultado é uma doçura equilibrada e uma textura macia que se desmancha na boca. A bananinha de Paraibuna é tão apreciada que se tornou um símbolo da cidade e é uma presença obrigatória nas festas juninas.


O Forró Bristol nasceu com o objetivo de preservar a autenticidade e a essência do forró tradicional, trazendo para a comunidade local a rica cultura brasileira. Esse movimento ganhou força graças a um grupo apaixonado por música e dança, formado por brasileiros e entusiastas do forró que se encontraram na cidade de Bristol, no sul da Inglaterra.

 

 

 

 


 

 

 

 

Na Festa Junina, o pão de queijo e a bananinha de Paraibuna são verdadeiros destaques da mesa de quitutes. Eles são servidos em meio a uma variedade de delícias, como milho verde, pipoca, canjica, paçoca, quentão e muito mais. A atmosfera das festas juninas é repleta de alegria e animação, com músicas tradicionais, danças folclóricas, brincadeiras e a famosa quadrilha, onde as pessoas se divertem dançando ao som de músicas caipiras.


Com uma programação regular de festas e eventos, o Forró Bristol tem conquistado cada vez mais adeptos, tanto brasileiros que estão vivendo na região quanto pessoas locais que se encantam pela energia vibrante e alegria contagiante desse gênero musical. As festas são verdadeiras celebrações da cultura nordestina, repletas de danças animadas, música ao vivo e um ambiente acolhedor.

É importante ressaltar que a Festa Junina é uma celebração que vai além da comida e das brincadeiras. Ela preserva a cultura brasileira, mantendo vivas as tradições populares, como as vestimentas típicas, as fogueiras, os balões e as simpatias. É uma festa que une as pessoas, fortalece os laços comunitários e proporciona momentos de diversão e nostalgia.

Portanto, se você tiver a oportunidade de participar de uma Festa Junina, não deixe de provar o irresistível pão de queijo e a saborosa bananinha de Paraibuna. Essas iguarias regionais certamente irão encantar o seu paladar e fazer você se apaixonar ainda mais pela cultura brasileira.

O evento tem ganhado cada vez mais espaço em Bristol. Para estreitar os laços da comunidade brasileira na Inglaterra, na edição de 2023 do evento, o cônsul brasileiro no Reino Unido João Alfredo dos Anjos esteve presente, juntamente com Marvin Ress, atual prefeito de Bristol. A seguir, foto das autoridades presentes.



Uma das características marcantes do Forró Bristol é a inclusão. O movimento busca promover a diversidade e acolher a todos, independentemente de origem ou habilidade de dança. Há sempre espaço para os iniciantes aprenderem os passos básicos, enquanto os mais experientes podem se soltar e mostrar todo o seu talento. A atmosfera calorosa e amigável faz com que todos se sintam parte da família do forró.

Se você quiser conhecer mais sobre o projeto, visite a página do Facebook no endereço a seguir. As aulas são ministradas semanalmente, e informações podem ser encontratas a seguir. Além das informações de contato e endereço, a seguir você também encontra uma foto com a fachada do local onde são ministradas as aulas.

Telefone: 07581 433324
E-mail: forrobristol@gmail.com

Endereço: Cato St, Easton, Bristol BS5 6JL


O Forró Bristol é um exemplo incrível de como a música e a dança podem unir pessoas e culturas diferentes. Ele traz a tradição brasileira para o sul da Inglaterra, proporcionando momentos de alegria, descontração e aprendizado. Se você estiver na região ou planejando visitar, não deixe de conferir uma festa do Forró Bristol e se encantar com esse ritmo contagiante!

Leandro Silvério.


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.