Conto autoral: O especialista - Leandro Silvério

Conto autoral: O especialista

Desde criança dizia ele, queria ser Especialista um dia. E sem saber com exatidão o que demandara tal posição, insistiu no desejo adquirido de ser Especialista em Algo, mesmo que esse algo nunca houvesse antes sido definido. Seguiram-se os anos da vida, seguindo passo a passo cada desafio imposto pela lida. E mesmo sem geometria ou outra doutrina adquirida, o sonho sempre vivido em seu interior dia após dia persistia.

Aos 8, desafios constante permeavam sua vida. Por dubiedade inerente ao destino, quis ele que o menino fosse enviado para um abrigo. E de abrigo em abrigo, traçou seu destino. Entrava "caçado" em alguns; em outros saia "fugido". Era tanto descaso com o próprio destino, que o sonho aguerrido ferozmente passara a ser pela própria vida, pouco a pouco consumido.

Especialista em Indisciplina, chegou a fase adulta com memórias recentes de uma infância destruída. Desafios acumulados, resolveu então tomar as rédias de seu próprio caminho e ser Senhor na própria vida. Transformação constante em avançamento errante de um centímetro por dia. Sabia ele: mais vale a direção que se persegue, do que as vitórias e derrotas do dia a dia.

Dos vinte aos trinta conquistou morada, construiu casa e alcançou desejada qualidade de vida. Em constância, lembrava-se da emoção agora suprimida: estava longe da infância, a infância que outrora chamava de "a infância perdida". Começou então a jogar bola e cultivar sorrisos por onde se via. Nos campos de futebol pelas ruas; entre casas, quintais e avenidas conheceu aquele que chamaria de sua esposa. Especialista em Romance, quis para si o mesmo dos colegas de partida: ser bom Pai e trabalhar por seus amados, ensinando os ensinamentos da vida.

Abençoado pela graça divina, em paternidade recebeu sua primeira filha. Que alegria, tão frágil e delicado ser, juventude escancarada de quem possui os anos a fio de uma existência boa a ser dividia. Especialista em Surpreender, agora começou a entender o que da vida de fato ele queria.

Ele queria tudo o que coubera no espaço de um dia. Queria sentir a brisa do mar e o sol acalentando seu rosto cansado pela lida. Queria escrever poemas, cantar e dançar até o raiar do outro dia. Queria para si chegar em casa e ver sua família bem, seus queridos sentados à mesa posta, pronta para a ceia repleta de fartura e alegria.

Especialista em Sonho, sonhara um dia ser com maestria o melhor pai de família. Compreendeu finalmente que a vida boa é aquela notadamente sentida, experimentada e vivida. Existir sem existir, sem sentir-se vivo, já não era mais vida almejada de ser vivida. Especialista em Sentir, sabia então o preço que cabe em uma despedida.

Sentiu o mundo aos seus pés quando perdera sua segunda filha. Especialista em Desilusão, cruzou o mundo procurando novos sonhos, outras moradas e menos partidas. Os anos da idade lhe acompanharam em tal investida, voltava para casa tempos depois, já em clima de partida. A vida lhe roubara o semblante jovial e otimista de quando o conheciam, deixou apenas traços de saudade em experiência tácita cumulativa.

Um menino e uma menina como netos a ele se referiam. Legado vivo que ao Especialista em Regresso, agora o definia. Certo dia, sentado a beira de um lago já bem próximo do final de sua vida, parou para admirar um pássaro sentado no alento, saboreando frutas que caiam das árvores, ao lado do córrego que seguia mata adentro. O pássaro cantava alto e belo, como que se o canto pudesse ser compreendido aos quatro ventos. Aquela cena o fez se lembrar do sonho aguerrido em sua infância transcorrida. Especialista em Saber, que se em verdade vivida houvera experimentado uma vida longa em função de algo não compreendido. Pássaro que bate asas e vai, seguindo seu destino sobre o campo que levemente anoitece, manso e sereno em notas de harmonia. Voa porque sabe mais de coragem do que sobre o vento, voa porque me ensinou fielmente que o Especialista que sou é acima de tudo, um Aprendiz com Maestria da arte de viver a vida.

Leandro Silvério.



↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.