Viagem: Roteiro simples de 3 dias em Nápoles - O que fazer no sul da Itália - Leandro Silvério

Viagem: Roteiro simples de 3 dias em Nápoles - O que fazer no sul da Itália


Os lugares mais incríveis para se visitar ao redor do mundo, acompanhado de dicas precisas do que se fazer em cada dia, distribuindo com sabedoria e organização o seu tempo. São roteiros simples e práticos, para você imprimir e viajar tranquilo. E hoje nosso destino é a cidade de Nápoles da Itália, a terra da pizza Napolitana.

Sobre o destino: vamos para Nápoli? Nápoles é uma comuna localizada ao sul da Itália, mais precisamente na região da Campânia, província de Nápoles, e possui cerca de 1.000.000 de habitantes. A cidade trás construção européia clássica e grande parte do que existe em sua metrópole é patrimônio histórico tombado, dessa forma a rusticidade é presente a cada esquina, sendo raros os "prédios novos" e arquitetura contemporânea. Ir para Nápoles é como viajar no tempo e visitar a Europa medieval.



Visto: para viajar até Nápoles, você precisará de um passaporte brasileiro válido ou de qualquer outra nacionalidade cuja entrada é permitida no país. Na entrada, apresente seu bilhete aéreo com data de chegada e principalmente a data de saída do país - dessa forma, seu visto como turista tem maior probabilidade de ser emitido na imigração sem maiores questionamentos, uma vez que você entrará no país já com data para sair. Uma vez aprovado seu visto, ele terá validade de 3 meses e garante direito a viajar não somente dentro da Itália, como em toda Europa pois o controle de imigração dos países da zona do euro é feito pela União Européia, assim uma vez aprovado por qualquer dos países que fazem parte do grupo você pode viajar livremente entre eles durante a validade do seu visto. Entretanto, o objetivo desse post é detalhar o roteiro específico para Nápoles, então vamos as dicas.

Quando ir (estação do ano): a Itália é maravilhosa em qualquer estação do ano, entretanto recomendo evitar as férias de Junho e Julho uma vez que as ruas estarão repletas de turistas, o que pode comprometer um pouco sua experiência de imersão. Os melhores meses certamente são na baixa temporada, geralmente no final do inverno entre os meses de Fevereiro até Abril. Nesses meses, apesar de algumas atrações estarem fechadas para visitação os monumentos, restaurantes e principais atividades seguem operacionais sem a alta incidência de turistas, tornando a experiência muito mais agradável e econômica, haja visto que na baixa temporada os preços são reduzidos em linhas gerais. Nápoles é praticamente um "museu a céu aberto," por conta de seus vários monumentos e estátuas históricas então a baixa temporada torna-se atrativa em grande medida.

Como chegar: são inúmeras as opções de voo pelas companhias aéreas. Se você viajar de algum país da Europa para a Itália, recomendo pelos vôos da Ryanair uma vez que é a operadora low cost para vôos regionais na Europa, tendo preço competitivo inclusive com outros tipos de transporte como trens e ônibus. Você pode chegar até a Itália via terrestre também, ainda para o caso de estar na Europa entretanto escolha essa opção apenas se quiser ter a experiência de trafegar por um trem-bala haja visto que isso irá consumir bastante do seu passeio com deslocamento. Caso venha de algum voo direto do Brasil, as opções dependem das promoções vigentes na época e portanto, uma pesquisa aberta pelo Google pode evidenciar quais são os vôos mais baratos.


Onde ficar: o hotel mais bem localizado para quem visita Nápoles é certamente o NH Ambassador. O hotel possui uma vista impressionante da cidade, possibilitando registrar um panorama do que está a seu redor em um edifício com mais de 30 andares, que inclusive se fez valer de uma postagem dedicada neste site contando como foi a hospedagem e trazendo as fotos panorâmicas realizadas no local, clique aqui para conferir. Como a cidade é em grande medida patrimônio histórico, não existem muitos prédios e o NH Ambassador quando do alto, possui vista livre tanto para o Golfo de Nápoles quanto para a cidade propriamente dita, e toda sua arquitetura rudimentar. O hotel está situado no centro histórico de Nápoles, próximo ao Palácio Real e do Teatro San Carlo. Oferece Wi-Fi gratuito em todas as suas instalações, bem como café da manhã incluso na diária. Todos os quartos são elegantes e espaçosos, possuem ar-condicionado, TV via satélite, frigobar e muito mais. O hotel fica a uma curta caminhada até a Praça do Plebiscito e e outras atrações turísticas, destacadas nas recomendações a seguir.





No campo a seguir, você pode realizar gratuitamente a consulta e reserva do seu hotel. Garantindo a hospedagem da sua viagem pelo link a seguir, você ajuda o Blog a trazer cada vez mais dicas de viagens de forma gratuíta para você.

Booking.com

Aluguel de carro: dentre as opções possíveis, destaco a Hertz e aqui vale um importante aviso: o transito de Nápoles é caótico, se possível não alugue carro. O jeito de dirigir do italiano é atípico comparativamente a todo o mundo, não se respeita placa de pare, sinal, pedestres e praticamente nada. Trata-se de um cenário urbano de guerra, onde o primeiro e/ou "mais esperto" é quem garante passagem. Então afim de evitar problemas, opte pelo taxi, uber ou transporte público como metrô, trem, ônibus, funicular (um tipo um bonde que circula dentro da cidade), etc. Caso queira realmente alugar um carro para visitar as cidades ao redor dentro da Costa Amalfitana ou Pompéia, faça seguro completo do veículo pois outro ponto negativo no quesito aluguel de carro em Nápoles é o alto índice de roubo de veículos, principalmente os carros populares de locadora - então se no ato da contratação do aluguel não te oferecerem seguro completo para roubo e acidente, solicite em caso não esteja disponível para contratação, simplesmente opte por outra empresa que ofereça o serviço mas não saia nas ruas de Nápoles sem um seguro completo para seu veículo.

Primeiro dia:

Piazza del Plebiscito: comece seu passeio conhecendo a Piazza del Plebiscito, também chamada Largo di Palazzo ou Foro Regio. Trata-se de uma grande praça localizada na cidade, com arquitetura clássica e dois leões entalhados nas extremidades, protegendo o local. A Praça do Plebiscito está no centro da cidade, nessa região você pode sentir-se no "coração de Nápoles." Não vou dizer que esse é o coração da Itália, pois particularmente acho Nápoles uma "Itália dentro da Itália" uma vez que o sul do país em muito difere-se do norte, no sul o povo e cultura são destoantes (negativamente) quando comparados ao norte entretanto pela beleza e rusticidade dessas terras vale a pena a visita. A Piazza del Plebiscito é um dos espaços urbanos mais importantes de Nápoles, quando na praça aproveite para fazer fotos em diferentes ângulos ao longo de sua construção em 180º - clique aqui para saber mais detalhes sobre a praça e sua construção histórica.



Galeria Umberto I: próximo a Piazza del Plebiscito, está a Galeria Umberto I. A Galeria Umberto I em verdade está localizada em uma estação de metrô, que traz o mesmo nome. Fica em plena Via Toledo, uma das principais ruas da cidade. Ao adentrar a galeria, olhe para cima e observe sua estrondosa cúpula envidraçada e geometria dos mosaicos encravados no chão, isso mesmo - são mosaicos espalhados pelo chão. Por ser uma galeria, o local serve para ponto de encontro dos napolitanos e local de instalação de lojas de grife, quase sempre lotadas. Vale a visita pelo domo, ainda que por breves minutos é certamente uma das coisas que deve fazer no primeiro dia em Nápoles - vale a foto do local.



Castel Nuovo e Museu Civico: siga para o Castel Nuovo. Serão dois os castelos a serem visitados no primeiro dia (Castel Nuovo e Castel dell'Ovo), distanciados a poucos quilômetros um do outro. Começando pelo Castel Nuovo, este fica localizado no ancoradouro, próximo da Piazza Municipio. O Castel Nuovo possui entrada paga, e inicialmente foi construído para ser uma fortaleza da cidade. Sua construção remete ao século 13. Em seu interior, nos dias de hoje trás o Museu Civico, que expõe pinturas da história napolitana, presépios e obras sobre a crucificação de Cristo. Caso não seja de seu interesse conhecer as obras, a visita pelo exterior do castelo é suficiente para ter ideia do tipo de construção secular empregada pelos napolitanos do século passado.



Castel dell'Ovo: seguindo do Castel Nuovo até o Golfo de Nápoles, está o Castel dell'Ovo. O castelo fica aberto para visitação das 9h-17h, sendo que aos domingos e feriados das 9h-13h e a entrada é gratuita. O Castel Nuovo foi um castelo de defesa de Nápoles, localizado praticamente dentro do Golfo de Nápoles e com imponência significativa para quem o avistava de sua embarcação quando visto pelo mar. O Castel dell'Ovo é o mais antigo castelo de Nápoles, depois do Castel Capuano, tendo desempenhado até o início do século XVI as funções de palácio real dos soberanos de Nápoles - é certamente um monumento histórico que vai coroar sua visita no primeiro dia de viagem. O seu nome deriva de uma antiga lenda, segundo a qual o poeta latino Virgílio - que na Idade Média também era considerado como um mago - escondeu no segredo do edifício um ovo mágico que manteria em pé toda a fortaleza. A sua quebra provocaria não só o colapso do castelo, mas também uma série de ruinosas catástrofes na cidade de Nápoles.




Avenida litorânea de Nápoles:o Castel dell'Ovo está localizado na maravilhosa avenida litorânea de Nápoles, e nela encerra-se as visitas do primeiro dia. Aproveite para caminhar de ponta a ponta da avenida, conhecendo a rotina dos napolitanos. Ao longo do caminho, existem várias opções de restaurante entretanto como você está na capital da pizza Napolitana, vale a pena experimentar essa iguaria em um clássico restaurante Italiano na dica a seguir que encerra as recomendações para o primeiro dia.



Pizzaria Sorbillo: experimente a pizza Napolitana na pizzaria Sorbillo, que fica na avenida litorânea de Nápoles. Servida em massa finíssima e repleta de muito molho de tomate e muzarela de búfala, a pizza é uma experiência gastronômica maravilhosa e algo que me chamou bastante atenção, foi o fato do próprio chefe de cozinha responsável pelo preparo do prato vir até a mesa entregar o mesmo. Isso mostra o quanto a gastronomia é valorizada na Itália. Deguste a pizza e um bom vinho Italiano, enquanto prepara-se para o próximo dia da viagem. Aproveite também para retornar ao Castel dell'Ovo e conferir a vista do local durante a noite, quando ganha iluminação dedicada e trás uma experiência diferenciada da visita durante o dia.



Segundo dia:

Gesú Nuovo: para o segundo dia, comece conhecendo as principais igrejas da cidade, que ainda conservam arquitetura do século passado. A igreja de Gesú novo é uma igreja barroca, que é famosa por conter obras feitas com ossos humanos. Uma experiência um tanto quanto macabra, porém interessante por dimensionar os caminhos da fé trilhados pelos antepassados dos napolitanos. A igreja fica localizada na rua Spaccanapoli, em pleno centro histórico de Nápoles. O local é tido como a mais importante igreja edificada pelos jesuítas em Nápoles.



Centro histórico de Nápoles: saindo da igreja Gesú Nuovo, você já estará no centro histórico de Nápoles. Aproveite para caminhar um pouco pelas ruas e perder-se nelas. Muito cuidado com seus pertences, haja visto que como a maioria dos centros urbanos o perigo de assalto é um tanto quanto elevado. O centro histórico de Nápoles é uma extensa artéria retilínea que divide literalmente o núcleo urbano da cidade em duas partes. O centro histórico é em verdade, o coração de Nápoles e integra a lista de patrimônios históricos da Itália e também da UNESCO.  Particularmente, trata-se de um local feio e sujo em grande medida, porém autêntico e fascinante por retratar com fidelidade o dia a dia do napolitano. Vale o passeio, com muito cuidado.



Capela San Severo: a outra igreja para visitação no segundo dia em Nápoles é capela San Severo. Alí você encontrará a impressionante estátua de mármore do Cristo Velado, que domina todos os olhares dos visitantes. Trata-se de uma visita paga, mas que vale cada centavo investido. A estátua em mármore de autoria de Giuseppe Sanmartino retrata Jesus Cristo deitado sobre uma espécie de véu tão bem esculpido, que aparenta ser transparente (apesar de toda a estátua ser de mármore). É como se você pudesse ver sob a pedra, algo difícil até de explicar tamanha magnitude da obra que de fato, emociona ao ver a capacidade humana de criação.




Galeria Burbonica: imprescindível visitar a galeria Burbonica e de preferência, fazer a visita guiada pelo mundo subterrâneo de Nápoles. O conhecido túnel Bourbon – ou galeria Borbonica é um verdadeiro labirinto subterrâneo, uma cidade em baixo da cidade com longos corredores e salões de pedra típicos de um bunker, onde encontram-se automóveis e vespas italianas do século passado, e ainda algumas relíquias da II Guerra Mundial. Ainda sobre a II Guerra Mundial, a galeria foi construida para servir de abrigo durante os bombardeios que atingiram a cidade. As entradas para o bunker eram quase sempre sob o solo das igrejas, uma vez que entendia-se como "protegidas" as igrejas em tempos de guerra. Os ambientes subterrâneos de Nápoles descrevem com fidelidade a realidade de 500 anos de história. São memórias vivas de humanos que sofreram experiências terríveis e sobreviveram graças a este local. Vale a visita, principalmente quando guiada para conhecer cada detalhe do local. Em tempo: não visite caso você tenha algum problema com claustrofobia pois dentro da galeria ou problemas respiratórios, uma vez que algumas passagens são tão estreitas que comportam apenas uma pessoa por vez e em grande parte do caminho existe um algo grau de umidade - que pode fazer mal para quem tem problemas respiratórios como asma e/ou rinite, por exemplo. Recomendo fazer a visita guiada pois é mais segura do que andar sozinho pela galeria e correr o risco de perder-se lá dentro - a 40 metros abaixo das calçadas da cidade, em um espaço de mais de 600 mil metros quadrados.



Trattoria del Golfo: para fechar o segundo dia, nada como experimentar uma tradicionalíssima massa italiana (em solo italiano). Visite a Trattoria del Golfo, um clássico restaurante tradicional familiar italiano que serve massas saborosíssimas. Como entrada, peça frutos do mar - geralmente fritos, acompanhado de um bom vinho. Como prato principal, escolha o peixe do dia e para acompanhar, alguma massa do cardápio. A massa é preparada ao dente, e um tanto quanto dura pra os padrões brasileiros, porém de sabor excelente. Para sobremesa, experimente o Babà al rum - uma espécie de bolo tradicional da cidade de Nápoles. Feito no forno, ele possui a forma de um cogumelo e é perfeito para os mais gulosos, pois mede de 5 a 7 centímetros e tem recheio abundante. A massa é embebida no rum, vale a pena conferir apreciando o doce com um ótimo café expresso.

Terceiro dia:

Via Toleto, Via Chiara, Via dei Mille e Via Roma: no terceiro dia, aproveite para passear pela Via Toledo, Via Chiaia, Via dei Mille e Via Roma. Estas são as principais avenidas da cidade, e contam com diversas lojas de artesanato e culinária local - bom local para comprar lembranças e souvenirs de Nápoles. Permita-se perder-se pelas ruazinhas da cidade e certamente isso irá lhe render ótimos momentos e vistas deslumbrantes do Golfo de Nápoles.



Museu Arqueológico Nacional: construído entre os séculos 18 e 19, o museu é um dos espaços mais importantes da Itália, e possui o maior acervo arqueológico de todo o país. Muitas das ruínas de Pompeia e Herculano estão nesse museu, como esculturas, afrescos, objetos e outros utensílios destas cidades. Assim, entendo que a visita no museu Arqueológico Nacional de Nápoles é em linhas gerais uma preparação para o que você encontrará em Pompéia e Herculano, caso estes sejam seus próximos destino em viagem pelo sul da Itália.



La Scottona - Gianturco: para jantar, recomendo o melhor restaurante de carnes da Itália - o La Scottona - Gianturco. Além do corte variado de carnes grelhadas e de qualidade, o restaurante oferece pizzas, a famosa mussarela de búfala e uma expressiva gama de opções para doces e sobremesas - clique aqui para saber mais sobre o menu de doces e sobremesas, em um ambiente com fachada simples porém com uma gastronomia de alto nível. O local é em verdade, a recomendação de um italiano nativo, o que o torna uma verdadeira imersão na culinária local tanto para pratos salgados quanto doces. Experimente os cortes de carne e para sobremesa, o divino pistachio tiramisuOs atendentes são extremamente amigáveis e quase sempre, você é atendido na mesa pelo dono do estabelecimento, senhor Leandro Matera que inclusive fala português - clique aqui para saber mais sobre o La Scottona restaurante.



Dicas especiais/extras: a vida noturna em Nápoles é um tanto quanto perigosa, então evite deslocar-se a pé no período da noite, principalmente pelas ruas e vielas da cidade. Muito cuidado com os ratos que estão quase que em toda parte, devido ao acúmulo de lixo - principalmente próximo ao centro urbano. Evite alugar carros, seja pela dificuldade em dirigir ou mesmo o alto índice de furto, se for alugar faça seguro completo e por fim, aproveite a cidade em toda sua originalidade e beleza - é uma experiência única no mundo com certeza. Três dias talvez seja muito tempo para conhecer a cidade, ou não - depende do quão imersivo você quer ser em sua experiência. Escreva nos comentários a seguir o que você achou do roteiro e como foi sua experiência na cidade; e tenha uma ótima viagem.



Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO FOTOGRAFIA


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.