Viagem: Piazza del Plebiscito - O coração de Nápoles no sul da Itália - Leandro Silvério

Viagem: Piazza del Plebiscito - O coração de Nápoles no sul da Itália


Na Costa Amalfitana, ao sul da Itália está a famigerada cidade de Nápoles - que com toda sua desorganização e bagunça urbana imersa em um trânsito caótico, estão também belíssimos cenários para visitação e registro fotográfico. São patrimônios mundiais tombados que remetem a uma Europa antiga. Em particular, a Piazza del Plebiscito é uma grande praça, localizada em frente ao Palácio Real (Palazzo Reale di Napoli).



A Piazza del Plebiscito tem uma construção semicircular datada do século XIX. De um lado da praça está o Palácio Real e do outro, a igreja de San Francesco di Paola, construída no modelo do Panteão de Roma e prolongada por uma coluna em geometria curva.



Duas estátuas equestres ficam em frente à igreja. Os cavalos representam Ferdinando I de Bourbon e Carlos III de Bourbon, que foram encomendados, seguindo o parêntese histórico napoleônico, para comemorar o retorno da casa espanhola em Nápoles dos representantes da cidade na época. Ainda na fachada, são expostos oito estátuas dos mais famosos reis de Nápoles. Um ponto interessante é que a Piazza del Plebiscito mantém sua construção original desde o século XIX, sendo então um patrimônio histórico da cidade. O local existe desde a conclusão do Palácio Real, porém nessa época a praça não era pavimentada e seu nome também era diferente, conhecida como Largo di Palazzo. Nesse palco, muitas touradas do início do século XIX foram realizadas. Piazza del Plebiscito hoje em dia é um verdadeiro ponto de encontro no coração urbano de Nápoles. São centenas de pessoas que passam pelo local ao longo do dia. A praça trás iluminação dedicada durante a noite, o que vale um retorno ao local caso sua visita seja durante o dia. A praça se transforma e parece de fato um outro local quando se visita ao longo do dia e da noite, quando as luzes decorativas e rotativas são acionadas - garantindo um espetáculo a parte.







A grandiosa Piazza del Plebiscito certamente é um dos símbolos de Nápoles. Os Napolitanos vêem a praça renovada como um marco de modernização da cidade, e por conta disso está rodeada de edifícios de grande importância histórica e artística. No local são realizados eventos e concertos - uma vez que o tráfego de carros não é permitido, sendo a praça praticamente uma passarela para moradores e turistas com acesso direto a avenida litorânea de Nápoles e ao Castel dell'Ovo, outros dois pontos de bastante interesse para visitação.



Estátuas de leões de bronze decoram a escadaria da basílica. Uma tradição Napolitana recente é de, no Natal transformar a  Piazza del Plebiscito em um palco de mostras de arte moderna, encomendadas a grandes nomes da cena cultural internacional. Dessa forma, se você estiver de passagem pelo sul da Itália não deixe de conferir a  Piazza del Plebiscito e todas as atrações oferecidas pela caótica porém belíssima cidade de Nápoles - clique aqui para conferir um roteiro completo do que fazer na cidade, com destaque para os principais pontos turísticos.



Tudo é arte - depende sempre, e tanto do olhar do observador. Até no chão da Piazza del Plebiscito você pode encontrar arte sem custo, pronta para ser apreciada onde até uma poça d'água vira tema para composição fotográfica em meio a uma atmosfera de criação, latente e literalmente embebidas pela cultura das ruas na cidade Napolitana.


Endereço: Piazza del Plebiscito, 80132 Napoli.

Leandro Silvério.

FOTO: LS FOTO FILME


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.