Viagem: Missa em português na cidade de Toyota no Japão - Comunidade católica brasileira no Japão - Leandro Silvério

Viagem: Missa em português na cidade de Toyota no Japão - Comunidade católica brasileira no Japão

Apesar do Japão não ser um país predominantemente cristão, haja visto que a população divide-se entre os praticantes do Budismo e Xintoísmo ainda assim a comunidade cristã brasileira que faz morada no país tem a liberdade para exercer sua pratica religiosa nas inúmeras igrejas que espalham-se ao longo de toda ilha. Apesar do Japão não ser um país predominantemente cristão, haja visto que a população divide-se entre os praticantes do Budismo e Xintoísmo ainda assim a comunidade cristã brasileira que faz morada no país tem a liberdade para exercer sua pratica religiosa nas inúmeras igrejas que espalham-se ao longo de toda ilha. As origens do cristianismo no Japão remontam ao século XVI. O País do Sol Nascente ocupa uma superfície de 377.829 km², onde estão distribuídos 126 milhões 786 mil habitantes. Os católicos são 536 mil, o que corresponde a apenas 0,42% de toda população.

Em Toyota (豊田市) ou Toyota-shi está uma das maiores comunidades católicas de todo Japão, que juntamente com Nagoya é uma cidade japonesa localizada na Prefeitura de Aichi. A cidade possui fortes laços com a a indústria e seu nome inclusive faz alusão a montadora de automóveis Toyota Motor Corporation. Antes chamada de Koromo, a cidade mudou seu nome para homenagear a Toyota, sendo esta a a principal empregadora da região, em 1 de janeiro de 1959. Na cidade de Toyota existe a igreja Católica de Toyota, que é bastante procurada pelos fieis para participarem das missas e trás consigo uma expressiva comunidade de Brasileiros e Portugueses que moram na região e frequentam as missas na igreja. Vale ressaltar que independente de estar no Japão, tanto o calendário religioso quanto o evangelho e toda sequência da cerimônia - incluindo a comunhão - seguem de maneira equivalente ao ao que é praticado no Brasil, por exemplo. Isso por conta da celebração religiosa dentro do cristianismo/catolicismo ter como premissa a singularidade entre as nações, desta forma independente da posição geográfica em que o fiel se encontra, a palavra será sempre uma só em todo mundo.


A igreja Católica de Toyota possui os mesmos padres que atuam na comunidade de Nagoya (Chikaramachi). Até o ano de 2021 quando o Blog teve a oportunidade de visitar a igreja, o padre responsável pela comunidade era o padre Domingos, um padre de origem Portuguesa com bastante conhecimento sobre os ensinamentos da bíblia e uma provada vocação para o trabalho social. Junto a ele o Blog também acompanhou a ordenação do padre Dinho, natural do Japão porém de família brasileira e para tanto, comunica-se fluentemente em Português e Japonês.


Vale ressaltar que no Japão como um todo, ao longo da história houve grande persseguição ao Cristianismo e Catolicismo no país, ceifando muitas vidas de pessoas que morreram como mártires por conta do governo xogum entender o cristianismo como uma ameaça, começando então a perseguir os cristãos na época. A religião católica foi banida e os que recusassem renegá-la foram executados. Dessa forma, tanto em Toyota como em diversas outras regiões do Japão existem muitos mártires cristãos que morreram no Japão devido à sua fé, sendo alguns deles inclusive beatificados e reconhecidos pela Igreja. No total contabilizam-se 205 mártires entre 1597 e 1637; 16 deles entre 1633 e 1637 e dois padres agostinianos em 1632 (Martín Lumbreras Peralta e Melchor Sánchez Pérez, beatificados em 23 de abril de 1989). Em 24 de novembro de 2008 foram beatificados Pedro Kibe Kasui e outros 108 mártires correspondentes ao período entre 1603-1639.

Curiosidade sobre a igreja: a comunidade católica de Toyota é bastante famosa por organizar anualmente a festa junina de Toyota, conhecida por ser uma das mais animadas festas de toda região trazendo apresentações musicais de diversos estilos com os artistas locais e a venda de comidas típicas dessa época, como canjica, arroz doce, pastel, bolinho caipira e a clássica dança e apresentação da quadrilha. As festas geralmente são realizadas no espaço cedido pelo estádio da Toyota, um os grandes marcos arquitetônicos da cidade de palco para o time de futebol Nagoya Grampus, anteriormente Nagoya Grampus Eight, o clube de futebol oficial de Nagoya, Japão, que compete na J-League.

Caso você esteja em Toyota e queira conhecer e/ou participar da comunidade católica brasileira na cidade, não deixe de conhecer a igreja. Para informações atualizadas sobre agenda das missas, calendário litúrgico e avisos curta e compartilhe a página no Facebook da igreja de Toyota chamada "Igreja Católica de Toyota," cujo link de acesso está disponível a seguir.

Clique aqui para conhecer a página do Facebook.


Endereço: 4 Chome-44-13 Seishincho, Toyota, Aichi 471-0844.

Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.