Viagem: Missa em inglês na cidade de Nagoya no Japão - Igreja internacional (Mikokoro Catholic Center) - Leandro Silvério

Viagem: Missa em inglês na cidade de Nagoya no Japão - Igreja internacional (Mikokoro Catholic Center)

Apesar do Japão não ser um país predominantemente cristão, haja visto que a população divide-se entre os praticantes do Budismo e Xintoísmo ainda assim a comunidade cristã brasileira que faz morada no país tem a liberdade para exercer sua pratica religiosa nas inúmeras igrejas que espalham-se ao longo de toda ilha. A prefeitura de Aichi (愛知県, あいちけん,) também conhecida como Aichi-ken é uma prefeitura do Japão localizada na região de Chubu e possui uma grande representação cristã no Japão, localizada em grande medida na sua capital, a cidade de Nagoya.

Na cidade de Nagoya existe a igreja Mikokoro ou Mikokoro Catholic Center, que é um espaço bastante procurada pelos fieis para participarem das missas e trás consigo uma expressiva comunidade de Brasileiros, Canadenses e Filipinos que moram na região e frequentam as missas no local. Vale ressaltar que independente de estar no Japão, tanto o calendário religioso quanto o evangelho e toda sequência da cerimônia - incluindo a comunhão - seguem de maneira equivalente ao ao que é praticado no Brasil, por exemplo. Isso por conta da celebração religiosa dentro do cristianismo/catolicismo ter como premissa a singularidade entre as nações, desta forma independente da posição geográfica em que o fiel se encontra, a palavra será sempre uma só em todo mundo.


A Igreja de Mikokoro ou Mikokoro Catholic Center trata-se de uma igreja verdadeiramente internacional, pastoreada pelo Missionário do Sagrado Coração de Jesus e tem como celebrantes a dupla de padres Joey, natural das Filipinas e que fala fluentemente Inglês e Japonês e o padre Kirth, um carismático padre Australiano que também comunica-se tanto em Inglês quanto em Japonês.


O local possui uma arquitetura em formato de prédio, sendo que as missas são realizadas no terceiro andar do edifício, que possui opções de ascensão tanto por escadas quanto por elevadores de fácil acesso, logo no piso de entrada da igreja.






Nota do Blog: até o ano de 2021 quando o Blog teve a oportunidade de visitar a igreja, o padre responsável pela comunidade era o padre Joey (father Joey,) haja visto que o padre Kirth (father Kirth) houvera sido transferido para outra comunidade. A igreja tem o costume de fazê-lo sentir-se bem-vindo e em casa uma vez que existe uma grande miscigenação entre os fieis, sendo de fato um local de encontro multicultural voltado a uma mesma pratica religiosa, uma mesma fé. O padre ao identificar um novo fiel nas missas, costuma convidá-lo a apresentar-se tornando a experiência em grande medida bastante acolhedora e inesquecível. Chama atenção também o fato dos celebrantes não coibirem o "choro de crianças," durante as celebrações, dizendo que até mesmo no choro de uma criança Deus se faz presente.

Vale ressaltar que no Japão como um todo, ao longo da história houve grande persseguição ao Cristianismo e Catolicismo no país, ceifando muitas vidas de pessoas que morreram como mártires por conta do governo xogum entender o cristianismo como uma ameaça, começando então a perseguir os cristãos na época. A religião católica foi banida e os que recusassem renegá-la foram executados. Dessa forma, tanto em Nagoya como em diversas outras regiões do Japão existem muitos mártires cristãos que morreram no Japão devido à sua fé, sendo alguns deles inclusive beatificados e reconhecidos pela Igreja. No total contabilizam-se 205 mártires entre 1597 e 1637; 16 deles entre 1633 e 1637 e dois padres agostinianos em 1632 (Martín Lumbreras Peralta e Melchor Sánchez Pérez, beatificados em 23 de abril de 1989). Em 24 de novembro de 2008 foram beatificados Pedro Kibe Kasui e outros 108 mártires correspondentes ao período entre 1603-1639.

No local são distribuídos potes com água benta para os fiéis levarem para casa, uma belíssima recordação deste local maravilhoso e abençoado, no coração do Japão e de cada um dos féis.


Caso você esteja em Nagoya e queira conhecer e/ou participar da comunidade católica brasileira na cidade para as celebrações em Inglês na Mikokoro,  não deixe de visitar a igreja. Para informações atualizadas sobre agenda das missas, calendário litúrgico e avisos curta e compartilhe a página no Facebook da Mikokoro Catholic Center chamada apenas "Mikokoro," cujo link de acesso está disponível a seguir.


Clique aqui para conhecer a página do Facebook. Durante a pandêmia, por conta das restrições impostas pelo COVID-19 as missas da Mikokoro então sendo transmitidas online na página oficial da igreja todos os Domingos as 13h, não deixe de participar e conferir. A seguir, uma cena da homilia feita pelo father Joey durante uma das missas online.


Por fim, para acompanhar missas em Português o Blog recomenda as comunidades de Toyota, com a igreja católica de Toyota e a Chikaramachi, com a comunidade de Nagoya. Ambos locais possuem celebrações de missas em Português. Clique aqui para conhecer a igreja católica de Toyota e aqui para saber mais sobre a Chikaramachi.


Endereço: 3 Chome-6-43 Marunouchi, Naka Ward, Nagoya, Aichi 460-0002. Telefone: 052-971-0334.


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.