Viagem: os 5 melhores aplicativos de celular para terremoto e tufão no Japão - Leandro Silvério

Viagem: os 5 melhores aplicativos de celular para terremoto e tufão no Japão


Desastres naturais como terremotos e tufões são uma preocupação constante dos brasileiros que vivem no Japão.

Um dos grandes temores de quem mora no Japão são absolutamente os terremotos e tsunamis que acometem o arquipélago constantemente. O país fica no chamado “círculo de fogo do Pacífico,” uma região predominantemente de grande movimentação de placas tectônicas, e por conta diss os terremotos são uma constante na vida dos Japoneses e residentes do país. Alguns dos tremores são de grande magnitude, como o que ocorreu no no último dia 13 de Fevereirode 2021, cuja intensidade foi de 7.1 na escala. Mesmo acometendo em grande medida a região nordeste do país e com epicento no oceano a 60km de profundidade, os tremores foram sentidos em todo Japão. O local mais afetado foi a provincia de Fukushima, onde há 10 anos atrás houve o acidente na usina nuclear.

Lembrando que os terremotos, diferentemente de tsunamis e tufões não podem ser "previstos" por agencias meteorológicas ou estações geoestáticas. Dessa forma, o fenomeno natual causador de muitos desastres por conta dos tremores com intensidade variável podem acontecer a qualquer momento, inclusive durante a noite - enquanto a maior parte do país está dormindo.

Em Nagoya-shi, na província de Aichi foi emitido um alerta para o tremor ocorrido na região. Nesse dia, todos os telefones das operadoras japonesas dispararam um alarme automático nos celulares e tablets alertando para o evento, replicado a seguir. Dessa forma, independente de ter aplicativos específicos para monitoramento de desastres naturais em seu dispositivo, o próprio governo tem acesso aos informes e vai utilizá-lo conforme necessidade, não sendo considerado como prática abusiva no país.



Além dos aplicativos, fique sempre "apostos a fugir," para os casos de ser acometido por algum evento natural de grande escala. Os aplicativos irão alertá-lo sobre os eventos na medida em que forem se concretizando e mais importante do que isso, tenha em mente a rota de fuga e abrigo mais próximo da sua casa. Lembre-se que precaução e preparação nunca é demais.

Os terremotos e tufões variam em graus que vão do "leve" ao "destrutivo" e "aterrorizante". Entretanto, existem alguns aplicativos que oferecem uma vantagem: a antecipação, mesmo que mínima do evento. Estes aplicativos dividem-se basicamente em dois subtipos: aqueles que rastreiam todo o mundo o tempo todo. e aqueles que rastreiam apenas o que acontece perto de onde você geograficamente está, afim de receber alertas específicos para sua área. Além desses subtipos, existem também os medidores de vibração reais, que usam o acelerômetro no telefone para medir vibrações onde você se encontra e podem alertá-lom, para o caso de detecção de alguma atividade sísmica suspeita.

Certa vez ouvi essa frase de um amigo, e jamais me esqueci. A frase, muito aplicável ao momento diz: "Prepara teu cavalo para o dia da batalha, mas é do Senhor que vem a vitória" (Provérbios, 21:31).  A seguir, cinco dicas de aplicativos de celular que monitoram esses eventos e enviam alertas em caso de incidência de desastres.


1) Yurekuru: o Yurekuru é um aplicativo que informa sobre a ocorrência de terremotos em todo o arquipélago do Japão, com informações baseadas nos registros da ANMJ (Agência Nacional de Meteorologia) e pode-se inclusive, configurar o local onde você reside e quais tipos de tremores gostaria de ser informado sobre. Ao iniciar o aplicativo, é possível conferir uma lista dos últimos terremotos e a localização no mapa, além da variação de intensidade em cada cidade ou província atingida.


2) Line Messenger: embora não necessariamente um aplicativo dedicado ao monitoramento de terremotos e tufões, o Line Messenger foi lançado após o grande terremoto no Japão no leste de março de 2011, como uma maneira de as pessoas manterem contato com seus amigos e familiares, pois as linhas e sistemas telefônicos ainda estavam inativos em muitas partes do Japão. Afetados pelo terremoto e tsunami, os usuários adotaram o aplicativo hoje considerado a maior plataforma de troca de mensagens no país. A vertente original de "alerta" do aplicativo se manteve, mesmo com as subsequentes atualizações. Dessa forma, em caso de desastres naturais o Line Messenger irá enviar alertas, rotas de fuga e informações relevantes a todos os usuários geograficamente afetados.

3) Safety Tips: o Safety Trips é um excelente aplicativo para turistas, desenvolvido por operadores de turismo no Japão, trás dicas de segurança e notificações contra desastres ou situações de risco em 14 idiomas. Além dos informes, o aplicativo também fornece notificações sobre emergências relacionadas ao clima, além de checar para onde devem ir em situações de risco, obter dados de contato de locais como hospitais, e receber informações sobre desastres em tempo real.

4) MyShake: o MyShake é uma opção para quem quer consumir menor espaço no celular e processamento, haja visto que trata-se de uma opção "leve" para monitoramento de desastres naturais. Com menos de um megabyte, o MyShake é um dos aplicativos de medição de terremotos mais populares no Japão. Você pode calibrar os alertas de acordo com a intensidade (segundo seu critério), o tempo ou a distância do terremoto com relação a sua posição atual. O aplicativo consiste de três abas principais, sendo exibido em conjunto um mapa com todos os pontos de atividade, classificando como fortes terremotos as regiões destacadas em vermelho e suaves terremotos as regiões destacadas em em verde. O aplicativo também permite compartilhar as informações e alertas com outros celulares, mesmo aqueles que não possuem o aplicativo instalado.

5) Quakes: o Quakes é um aplicativo de layout diferente, sendo mais intuitivo do que as opções anteriores como Yurekuru e MyShake. Embora isso não seja uma verdade absoluta, os usuários desse aplicativo o consideram mais amigável por fornecer uma interface acessível e de fácil aculturamento durante sua operação. No aplicativo, os locais dos terremotos são marcados em um mapa, fornecendo uma ideia da sua distância do epicentro - os mapas de terremotos são muito bem renderizados, o que pode ser uma das coisas que mais ajude esse aplicativo a se popularizar. Por fim, a linha do tempo na parte superior da tela fornece uma idaia de como um determinado terremoto está ocorrendo, bem como sua intensidade, garantindo dessa forma um guia para definir a melhor rota de fuga, caso seja necessário.

Bônus) Windy: o Windy é certamente o melhor aplicativo para monitoramento de tufões e ele não funciona apenas no Japão, e sim em todas as regiões do mundo. O Windy (também conhecido como Windyty) é uma ferramenta extraordinária para visualização de previsão do tempo. Trata-se de um aplicativo meteorológico rápido, intuitivo, detalhado e preciso tem a confiança de pilotos profissionais, parapentes, paraquedistas, kiters, surfistas, velejadores, pescadores, caçadores de tempestades, bem como até mesmo de governos, militares e equipes de resgate.  steja você rastreando uma tempestade tropical ou um clima potencialmente severo, planejando uma viagem, praticando seu esporte ao ar livre favorito ou apenas precisa saber se vai chover neste fim de semana, Windy certamente é a melhor escolha para verificar a movimentação atual e previsão de destino para tufões.

Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO FOTOGRAFIA


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.