Blog: A sutil arte de estar presente - efetivamente, presente

         

Sem falsa demagogia, é difícil. Sim, é muito difícil porém não impossível. Pratique, pratique muito e repetidamente. Cada passo é uma maravilha em si mesmo, e a prática ajuda encontrar essa calma no meio do trânsito de sua vida caótica - é muita informação, muito acesso a tudo e todos, e tudo isso ao mesmo tempo.

Ande como se estivesse beijando a terra com os pés, e sendo assim - ande devagar. Como você pode trazer calma e paz no meio de um dia estressante? Aprenda a estar presente, e isso poderá mudar sua vida de uma maneira incrível.

Mas enfim, o que nos impede de ter um dia de paz? Talvez o trabalho, exagero de internet, as redes sociais e outras distrações digitais - a depressão que é o mal do nosso século. Para mim, são muitas coisas vindo para mim de uma vez. Quer sejam notícias, decisões, ou trabalho a ser feito. Seja o que for, todos esses problemas podem ser resolvidos por uma técnica: sendo presente.

Quando você examina todos os problemas da vida, em grande medida os assuntos estão inteiramente na mente. Claro, existem forças externas em ação: um trabalho incontrolável, o estresse das crianças e tarefas domésticas com interrupções digitais constantes. Mas é como nossa mente lida com essas forças externas que é o verdadeiro problema. Se você está completamente presente, as forças externas não são mais um problema, porque há apenas você e essa força externa, neste momento, e não um milhão de outras coisas com que você precisa se preocupar. A mídia social e outras distrações digitais não nos interrompem se as fecharmos e aprendermos a nos dedicar completamente à tarefa atual. E se precisarmos enviar e-mail, twitter ou ler blogs (exceto este blog :)), podemos deixar todo o resto de lado e apenas estar presentes com aquela tarefa digital. Estar presente torna-se, então, uma forma de lidar com qualquer problema, sem qualquer pressão ou distração. Evitar o fator estressor individual é o segredo, deixando apenas você e tudo o que você está lidando agora.

O método para estar presente é bastante simples, mas é a prática que mais importa. A maioria das pessoas não aprende a estar presente porque não pratica, não porque seja tão difícil de fazer. Quando você pratica algo regularmente, você se torna bom naquilo. Praticar, praticar e estar presente se tornará natural na medida da sua dedicação. Em ordem prática, vamos a um exercício: o que quer que você esteja fazendo, agora, aprenda a se concentrar completamente em fazer aquela coisa. Preste atenção: em cada aspecto do que você está fazendo, em seu corpo, nas sensações, em seus pensamentos. Você notará seus pensamentos, se estiver prestando atenção, pule para outras coisas. Tudo bem - você não está tentando forçar todos os outros pensamentos da sua mente. Mas, ao tomar consciência disso em seus pensamentos, você encontrou a ferramenta para voltar à sua tarefa atual. Apenas observe os pensamentos saltitantes e volte. Faça isso uma vez e, em seguida, faça novamente. Não se preocupe com quantas vezes você deve fazer isso. Repira o processo até conseguir.

Pode ser um pouco cansativo no começo, mas valerá - e muito - a pena no final. Desejo que você esteja presente, onde quer que deseje fazer-se presente e que em grande medida, fora presente na leitura deste texto até aqui.

Leandro Silvério.


Quer saber mais?!
Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.