Blog: ASUS ZE520KL - ZenFone 3 caiu na água da privada e sobreviveu - Leandro Silvério

Blog: ASUS ZE520KL - ZenFone 3 caiu na água da privada e sobreviveu


Pois é. Por mais estranho que possa parecer, o post de hoje é para contar a história do meu celular, um ZenFone 3 da ASUS que por acidente ou acaso do destino, foi para no fundo da privada e bravamente sobreviveu (após os primeiros socorros que são narrados em detalhe aqui no texto). Deslize a tela em seu touch screen molhado e boa leitura.

Aqui neste post, você vai aprender sobre como recuperar um celular que caiu na água. Porém antes disso, Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube e ficar por dentro de todas as todas as todas as novidades do blog e também do canal.



Zenfone 3: o Asus ZenFone 3 é, sem dúvida, um dos smartphones Android mais avançados e abrangentes disponíveis no mercado, graças ao seu rico equipamento e recursos multimídia avançados. Tem um grande display de 5.2 polegadas com uma resolução de 1920x1080 pixel (bom para tomar banho na privada!). As funcionalidades oferecidas pelo Asus ZenFone 3 são muitas e inovadoras. Começando pelo LTE 4G que permite a transferência de dados e excelente navegação na internet. O Asus ZenFone 3 é um produto com poucos concorrentes em termos de multimídia graças à câmera de 16 megapixels que permite ao Asus ZenFone 3 tirar fotos fantásticas com uma resolução de 4608x3456 pixels e gravar vídeos em 4K a espantosa resolução de 3840x2160 pixels. A espessura de 7.7mm torna o Asus ZenFone 3 um dos telefones mais completos e finos. A foto a seguir é do modelo AZUS ZenFone 3 modelo ZE520KL.



No meu caso, o acidente aconteceu enquanto estava no banheiro de uma academia de dança (fazendo o número 1) e acidentalmente o celular mergulhou para dentro do vazo em um salto triplo twist carpado saindo da minha mão, mergulhando diretamente para completa o fundo do receptáculo cerâmico.

O que fazer: a primeira coisa é manter a calma, por mais difícil que pareça. Na sequência e sem titubear, retire bravamente o telefone da água e seque-o com papel toalha (o mesmo utilizado para secas as mãos e o rosto).

No meu entendimento, um dos fatores que contribuíram fortemente para a sobrevivência do meu celular foi a capa protetora na parte traseira e película de vidro instalada na parte frontal do aparelho. Essas proteções evitaram que uma quantidade maior de água entrasse em contato com o interior do celular, que compreende componentes mais susceptíveis a pane elétrica e dano permanente. Vale ressaltar que a "capinha" que eu utilizo fica bem justa no aparelho, dessa forma mesmo o telefone não sendo a prova d'água, tanto a capa quanto a película de vidro servem como barreira extra para acidentes desse tipo (desde que a imersão não se estenda por mais do que 10 ou 15 segundos, na minha opinião). Direto ao ponto, a mensagem é: retire o seu telefone rapidamente da água caso este modo de falha aconteça, esteja seu telefone com película e capa protetora ou não.

Primeiros Socorros: Após breve resgate do aparelho e primeiros socorros ali mesmo no banheiro (utilizando papel toalha para secar o que era possível), o touchscreen apresentou mal funcionamento, não reconhecendo o "toque" do dedo na tela. O desbloqueio do aparelho pelo leitor de digital (parte traseira, também atingida pelo meio líquido) estava funcionando perfeitamente, porém a opção de desbloqueio pelo touch na tela frontal foi comprometido. Em casa, me fiz valer de uma estratégia um tanto quanto ousada, que houvera visto apenas em filmes e depoimentos pela internet. Peguei um pouco de arroz e deixei o telefone sem capa traseira e película, umerso na sacola de arroz por uma note, aproximadamente 8h. Na manhã seguinte, inacreditavelmente o telefone estava funcionando perfeitamente, como se nada tivesse acontecido. A seguir estão as fotos do setup que utilizei para "ressuscitar" o aparelho:







No final das contas, foi um belíssimo susto quase ter perdido o aparelho. Entretanto, fica registrado aqui as propriedades do arroz em recuperar aparelhos que acidentalmente são expostos a ambiente molhado. A recomendação tem explicação científica: os grãos secos do alimento conseguem absorver bastante umidade, o que pode acabar "milagrosamente" resolvendo o problema. A solução é muito parecida com a proposta pelos sacos contendo Silica gel, um composto sintético bastante poroso capaz de absorver cerca de 30% do seu próprio peso em água. Esse mesmo componente ainda hoje está presente nos "pacotes com bolinhas" que acompanham alguns equipamentos eletrônicos recém adquiridos. O objetivo no final das contas, é o mesmo: absorver a umidade e evitar que danos possam prejudicar o aparelho. Por fim, concluo dizendo que o método de imersão do telefone molhado em um porte com arroz funciona, desde que o aparelho não tenha permanecido muito tempo submerso (acima de 15 segundos no que pude observar em meu caso prático). Porém, mesmo em casos de exposição maior que o tempo indicado acima, pode ser que os grãos ainda assim sejam capazes de retirar toda a umidade que impedia o aparelho de funcionar corretamente. Tudo vai depender da situação e da magnitude do estrago causado pelo líquido. Para mim, vale a pena tentar.

Forte abraço e boa sorte nos primeiros socorros com seu aparelho!


Leandro Silvério.

FOTO: LEANDRO SILVÉRIO FOTOGRAFIA
TEXTO: LEANDRO SILVÉRIO
REFERÊNCIA: TECMUNDO


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

15 comentários:

  1. Aconteceu a mesma coisa com o meu. Como depois de secar ele com papel continuou funcionando normalmente, fiquei usando ele e de repente ele desligou. :(
    Vou tentar deixar desligado até amanhã e ver se volta. Me animou saber que o seu voltou.

    ResponderExcluir
  2. o meu aconteceu com o zenfone 4, vou esperar pra ver se ele volta esta de molho no arroz,kkkk

    ResponderExcluir
  3. O meu Zenfone 3 Zoom caiu na privada tbm, no dia seguinte levei em uma assistência (não era autorizada), ele abriu e viu que tudo já estava oxidado. Ele limpou tudo e o celular voltou normal. Hoje, 2 meses depois, o celular está reiniciando sozinho e até desligando quando encosta ou tem um leve choque com alguma supefície. Alguém já passou por isso? Sabe o que pode ser?

    ResponderExcluir
  4. O meu está com o som do autofalante roco. Não sei o que fazer!

    ResponderExcluir
  5. o meu parou de funcionar a câmera :(
    Alguem recuperou neste sentido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caiu hoje na privada ehhe... E levei logo na assistência não autorizada... Secaram e Passaram um produto químico... Tudo está funcionando... Menos a câmera que acho q não olharam... Você conseguiu arrumar?

      Excluir
    2. A Câmera voltou a funcionar Mayara??

      Excluir
  6. O meu Zenfone 3 molhou na chuva e depois do banho químico só o touch não funcionou mais, teria que trocar a tela porem nenhuma tela que o técnico colocava o celular não aceitava, mas se ele colocasse em outro celular funcionava normalmente. O técnico fez de tudo, trocou o doc, resetou etc, já faz mais de um mês e nada dele funcionar o touch,agora o técnico esta achando que precisa trocar a placa inteira porq só assim pode ser que funcione. Alguém já precisou trocar a tela e deu esse mesmo problema?
    cheguei a levar em outra pessoa e a mesma disse que não mexe com Asus por dar muitos problemas de compatibilidade com tela)

    ResponderExcluir
  7. O meu esta com chiado no audio depois que molhei sem querer so a parte do fone ta cm defeito oque faço?

    ResponderExcluir
  8. depois de um tempo o celular continuou a funcionar 100%?

    ResponderExcluir
  9. O meu caiu hj na piscina,sequei com papel o touch não funcionou na hora depois voltou mais tá todo bugado ,reinici reiciando sozinho e a câmera frontal sumiu e traseira perdeu o foco .

    ResponderExcluir
  10. Meu celular caiu hoje na piscnin e givou lá por cerca de 20s. Ele tava ligado qnd peguei, mas agora n liga mais. Deixei no arroz... Vamos ver se amanhã funciona. Mas estou sem esperanças

    ResponderExcluir
  11. O meu caiu em pé no balde🤦sequei com o secador mais o áudio está bem baixinho o que faço?

    ResponderExcluir
  12. Amei a forma pela qual vc citou o ocorrido contigo, uma forma despojada e engraçada...mas acredito que no momento do ocorrido vc ficouuu bem desesperado e nervoso né rsrs? Neste momento estou passando por isso com meu Max Shot...espero que quando eu tirá lo do arroz dê tudo certo, assim como ocorreu com o seu, até pq no ano passado perdi outro ASUS desta forma, uma criança o jogou na privada:( enfim...obriigada por me acalmar com seu bom humor rsrsrs, oremosssss

    ResponderExcluir

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.