Restaurantes: Comida mineira de respeito - Tia Nastácia em Monteiro Lobato - Leandro Silvério

Restaurantes: Comida mineira de respeito - Tia Nastácia em Monteiro Lobato


A cidade de Monteiro Lobato, subdistrito de São José dos Campos no interior de São Paulo já é um verdadeiro charme por si só. No centro da cidade, em praça do coreto que estampa as mais belas cidades do interior está o restaurante Tia Nastácia com ambiente rústico e agradável, música ao vivo e particularmente falando, eles servem a melhor comida do mundo. Trata-se de um restaurante tradicionalíssimo, que opera desde o ano de 1988.

Já tive a oportunidade de experimentar diversos pratos e especiarias ao redor do mundo, porém nada se equipara do sabor de comida caseira mineira que só existe no Tia Nastácia de Monteiro Lobato. São sucos variados, preços acessíveis. doces regionais, queijo Minas fresquíssimo e tudo isso com degustação gratuita de cachaça artesanal servida enquanto os clientes aguardam seu prato. Um segredo: a cachaça é boa, já me perguntei se a comida é boa porque a cachaça é boa ou vice-versa; entretanto a verdade é que toda vez que a comida chega após a degustação logo na entrada, a experiência é maravilhosa.




Vale a pena saborear a gastronomia local e na sequencia - pós almoço, caminhar pelas ruas e lojas de artesanato oferecidas pela cidade. Se ainda houver tempo, vale um pulo até a cidade vizinha: São Francisco Xavier, que em nada perde pelo requinte e elegância. O restaurante é especialista em carne suína, servindo carne de lata, costelinha, torresmo e feijoada, além de pratos leves como omeletes e frios, banana a milanesa, salada completa e acompanhamentos - com um cardápio variado, cada prato tem o nome de um personagem do ilustre Monteiro Lobato, que foi morador naquelas terras. O menu Visconde  por exemplo trás: arroz, tutu de feijão, couve refogada, farofa caseira, polenta e batatas fritas com acompanhamento de costela do Tio Barnabé (costela com mandioca). Já o carro chefe do restaurante certamente fica por conta do prato que trás torresmo, tutu de feijão, arroz, espinafre e farofa de acompanhamento. Torresmo amarelo, brilhante e saborosíssimo e um tutu de feijão encorpado, difícil de se replicar na cozinha de qualquer restaurante. Ouso dizer: o Tia Nastácia é inigualável. Os cardápios são todos de comidas tropeiras e caipiras, deliciosamente preparadas por mãos que honram e fazem jus a este estilo.



Para sobremesa, na dúvida escolha o doce chamado "tranqueira," que traz em um prato uma dose na medida de cada um dos doces que existem na casa. As fotos a seguir ilustram um pouco da experiência gastronômica oferecida pelo restaurante que, na opinião desse blog serve a melhor comida do mundo.









Sobre o Tia Nastácia: especialistas no preparo de pratos com carne de porco. O Tia Nastácia é um restaurante de comida mineira localizado em Monteiro Lobato, no interior de São Paulo desde o ano de 1988. O restaurante tem como missão zelar pela tradição dos pratos característicos de comida caseira, mantendo a qualidade e sabor da receitas há mais de 30 anos.

Endereço: Largo Comendador Freire, 50 - Centro, Monteiro Lobato - SP, 12250-000, Brazil. Telefone: +55 12 99653-5404.

Leandro Silvério.

FOTO: LS FOTO FILME


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.