Blog: Deus me ajude para que o segundo passo nunca chegue - Leandro Silvério

Blog: Deus me ajude para que o segundo passo nunca chegue


Fui Orador da minha turma de Engenharia na formatura da faculdade. Oportunidade única e de grande responsabilidade, falar em nome de amigos que colegas que, junto a mim, dividiram aquele árduo e importante momento de nossas vidas. Outro dia, organizando as pastas e arquivos no computador, me deparei com esse "rascunho" do discurso e me lembrei desse dia e dos dias que antecederam a criação do texto. Digo rascunho pois, na formatura, a emoção tomou conta e o texto serviu mesmo é de guia para o que foi dito (de improviso) acerca de uma carreira profissional que ali se iniciava e experiência de vida individual que vivi com meu Pai sobre nossos "começos" e "finais" de cada ciclo em nossa vida. Anos mais tarde, refiz o discurso para uma turma de formandos no Mestrado e, na medida em que o mesmo se fez aplicável mais uma vez, acredito possa também tocar você e faze refletir, esteja onde estiver na jornada de sua vida. Segue; e se gostar do que encontrar, compartilhe a mensagem e que o Segundo Passo nunca Chegue à você também. Boa leitura:

Quero primeiramente agradecer a presença de todos os presentes aqui hoje nesta noite, os integrantes da mesa, os convidados e as verdadeiras celebridades presentes, os formandos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Computação, Produção e Mecatrônica.

Há muito tempo atrás, eu tinha uma dúvida sobre qual faculdade iria cursar, pensei, pensei e pensei muito... Optei em fazer Engenharia por um único motivo, era o que eu gostava de fazer... Sempre ouvi as pessoas sabias dizendo que não basta se trabalhar por dinheiro, mas sim se trabalhar fazendo aquilo que gosta, e isto às deixava felizes.

É notória para todos nós, a diferença entre pessoas que trabalham fazendo o que gostam e aquelas que simplesmente o fazem por obrigação. É exatamente isto que fizemos e buscamos durante estes anos de estudo, buscamos o ideal de realizar nosso sonho de ser Engenheiros e assim trabalharmos fazendo o que realmente gostamos. Poder criar coisas novas, ter sempre um desafio para enfrentar, ter a oportunidade de ajudar pessoas: Seja realizando um novo processo para facilitar a operação de alguma pessoa com dificuldade, tal qual alguns grupos se propuseram e levaram estas inovações nos trabalhos de graduação ano passado, ou mesmo simplesmente projetando algo para baratear um sistema para que o este seja mais acessível a todos.

Essa é a vida de um Engenheiro, essa é a nossa vida! Resolver problemas, criar novas soluções e acima de tudo, fazer o que gostamos! Àqueles que acham que foi fácil chegar até este momento, podem ter certeza que no trilhar deste caminho encontramos muitos espinhos, afinal de contas, uma rosa é feita mais de espinhos do que de flores. Podem ter certeza que nestes cinco anos de batalha, fizemos muitos sacrifícios. Perguntem as nossas esposas, namoradas, pais e familiares que sempre reclamavam da nossa ausência. Aos amigos que nunca entendiam porque não podíamos sair com eles naquela noite, véspera de uma prova de Controle de Servomecanismos ou Automação Industrial. Realmente, os sacrifícios foram imensos, porém eu tenho uma notícia para dar a todos aqui, é só o começo...

Falando em começo, quero compartilhar com vocês algo que aconteceu comigo e acredito que com a maioria dos colegas hoje aqui presentes... Bom, na formatura do meu ensino básico, antigo ‘prézinho’, meu pai me disse: “Parabéns meu filho, você deu seu primeiro passo...” E assim se repetiu na formatura do ensino fundamental, do ensino médio, no ingresso na faculdade de Engenharia e hoje, quando estamos comemorando a conclusão do curso, novamente ele me disse: “Agora sim meu filho, você deu seu primeiro passo de verdade pra uma carreira de sucesso!” Eu sempre pensei: “- E o segundo passo, quando é que chega?” Hoje, com a experiência de vida que tenho e o amadurecimento que tive ao conviver com todos nesta universidade já sou capaz de dizer: “- Deus me ajude, para que o segundo passo nunca chegue...” Espero que cada projeto que de hoje em diante comecemos a desenvolver, seja o primeiro passo, que cada novo idioma aprendido, seja o primeiro passo... E cada semestre letivo nas nossas vidas, seja um primeiro passo! Vamos manter a perseverança que nos trouxe até aqui, viva em nossas mentes, perseverança esta que servirá como alicerce para que possamos sempre dar o primeiro passo.



A partir de agora, somos Engenheiros Mecatrônicos! Muito bonito isso, alguns vão até perguntar: - Isso ai faz o que? Porém, com o saber chegam às responsabilidades, e com certeza sonhamos em ter uma vida estável e confortável, mas isto não sairá de graça... Devemos nos empenhar da mesma forma em que lutamos para conseguir um título e lutar mais e mais para conseguir um nome e com isto, reconhecimento. Reconhecimento do mercado, de outros profissionais, de nossos professores que quiçá um dia dirão: “- Olha esse cara ai no prêmio Nobel, dei aula pra ele...” Reconhecimento de nossos familiares e de nós mesmos, poder olhar no espelho e falar: “- Eu venci na vida.”

Finalmente, quero agradecer aos nossos pais, que comemoraram mais que agente o nosso ingresso na faculdade, sempre junto conosco, as nossas almas gêmeas, sempre nos apoiando, aos nossos irmãos, aos colegas de classe, aos nossos mestres que sempre com muita paciência ministraram as aulas, muito obrigado não só por nos ensinarem as matérias, mas também por nos ensinarem a sermos dignos, ser quem somos...

Com certeza, a batalha foi vencida até aqui, mas a guerra continua, com diversos outros combates a serem travados e se Deus quiser, serão vencidos também!

Obrigado.

Leandro Silvério.

FOTO: EMBRAER e Leandro Silvério Fotografia


↓ Clique aqui para seguir e increver-se em nosso canal do YouTube ↓

Me acompanhe nas redes sociais:

Um comentário:

  1. Discurso de formatura, que expressa de modo inteligente, aquilo que todos os formandos gostariam de dizer. Mais uma vez. Voce e um vencedor.

    ResponderExcluir

Copyright © 2017 Leandro Silvério. Tecnologia do Blogger.